[RESENHA de Um dia] Quem sabe daqui um ano?
- Amanda
- 3 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de out. de 2020

Olá galera, tudo bem com vocês?
Como primeira resenha do Blog, eu resolvi postar a minha primeira resenha escrita da vida. Ela nasceu da minha necessidade de falar mais desse livro, que se tornou um dos meus favoritos. Como não conhecia ninguém que já tinha lido, resolvi escrever para registrar o momento. Bom, vamos lá!

Título: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 414
Ano de Publicação: 2011
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Adicione no Skoob
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia, dia 15 de julho, se chover algo permanecerá, Em e Dex permanece. David Nicholls consegue descrever o mesmo dia durante vinte anos da forma mais brilhante possível, as mudanças de um ano são bem trabalhadas em cada palavra. Dexter e Emma se conhecem no final de festa de formatura e desde então ela existe nele e ele existe nela. A amizade presente no enredo faz com que o leitor se conecte com os personagens e queira abraçar os amigos, Em e Dex. A história é cativante e inspira o público a querer a amizade expressa no sentimento das personagens, além de tornar possível uma reflexão da vida, de cada momento passado e do futuro. Como toda amizade, há “altos e baixos” com Dex e Em e nesse momento o autor coloca dúvidas na cabeça do leitor, deixando-o com a continuação da narração, mas quando eles se juntam novamente a historia começa a brilhar. A relação do casal está na Torre Eiffel, romântica, e faz com que as expectativas aumentem. O final como todo bom “the end” é surpreendente, sentimental, emocionante e leve com tom romântico e inspirador. A historia mais do que bem criada, elaborada e escrita. Emma e Dexter sempre vão ser um só que ficara guardado em cada leitor que passará a pensar sobre o mesmo dia daqui anos, no que irá mudar daqui um ano o que mudou do ano passado. E tudo se tornará mais apreciável.

Citações que amo:
"De repente me peguei pensando em você,e pensando que pena que não está aqui para ver isso, para vivenciar isso,aí eu tive a seguinte revelação. Você deveria estar aqui comigo."
"Você vai ser sempre bem vinda para ficar um tempo,ou para sempre se quiser."
"O que quer que aconteça amanhã, tivemos o hoje!"
O que vocês acharam dessa primeira resenha?
Comentem se vocês já tiveram vontade de ler ou se vocês já leram "Um Dia" de David Nicholls.
Comentarios